domingo, 18 de setembro de 2016

Uma Rua De Roma

Olá amigos!! Aqui estou em pleno início de madrugada, para contar um pouquinho do último livro de Patrick Modiano que li.

''Então, senti uma espécie de estalo. A vista que se tinha desse quarto me causava um sentimento de inquietação, uma apreensão que já conhecera antes. As fachadas, essa rua deserta, essas silhuetas em ronda no crepúsculo me perturbavam da mesma maneira insidiosa que um perfume ou uma cançao outrora familiares. Estava seguro de que, frequentemente, à mesma hora, tinha estado ali, imóvel, espreitando, sem fazer o menor gesto e sem sequer ousar acender uma luz.''

Oi gente, como disse acima esse é o último livro que li de Modiano, e, vou sentir saudades, sentirei falta de cada personagem que acompanhei ao longo dessa maratona de Patrick Modiano.
Quando li a última página senti o amargo da despedida, de todos os autores que li ou tive a chance de ler uma obra somente, não posso negar o quão habilidoso e genial que ele é, tem autores que conquistam o público e não a crítica, tem autores que conquistam a crítica e não o público, mas Modiano possui a confluência de obter ambos os pontos.
Sou, um apaixonado por Literatura Francesa, amo todos, os clássicos, os modernos, os pós-modernos e os contemporâneos. Para mim os autores Franceses nos oferecem a oportunidade cada face de sua sociedade, eles constroem seus personagens assim como um pintor imagina sua obra. Todos os gêneros Literários da França carregam em si um jargão de sofrimento, de paroxismo, de realidade sem ter medo de mostrar a outra face. É por isso que insisto com vocês caros amigos, busquem conhecer esses autores, se permitam mergulhar numa leitura que trará algo a mais, não se prendam apenas ao ''normalismo'' da leitura de entretenimento. Que fique claro: Não tenho nenhum problema com esse ''tipo'' de leitura, apenas busco algo mais, algo que me ofereça e me proporcione um conhecimento real do mundo que vivemos.

O Livro: Uma Rua De Roma

Assim como Dora Bruder e  Ronda Da Noite este livro é um Romance Francês que tem como fundo a Ocupação da França pelos alemães nos anos de 1940 a 1944.
A história do livro tem como personagem principal Guy Roland um ajudante do detetive particular Hutte.
Quando Hutte se aposenta e decide retornar para sua cidade natal, Guy inicia uma busca de si próprio, ele deseja descobrir seu verdadeiro nome. A partir daí uma longa jornada investigativa inicia-se, Guy, conta a ajuda de seu Amigo Hutte que mesmo morando em outra cidade está sempre buscando maneiras de decifrar as descobertas do amigo, para isso ele Guy entra em contato com um outro amigo que o ajuda a descobrir o paradeiro das pessoas desaparecidas e que possui algo elo com Guy.
Ao longo de toda leitura Modiano nos permite ser e agir como um detetive, me senti como Sherlock Holmes tentando decifrar todos os códigos e sinais que vão aparecendo na trama, a cada página o mistério vai tomando conta de nossas ações, em cada pista que descobrimos com Guy, um novo mistério se cria e a busca por sua identidade segue por caminhos estreitos.
Essa busca incessante por uma identidade se mostra perceptível completamente nesta obra. O jogo de Modiano permite que participemos de toda construção de uma identidade que um dia existiu e que do nada se desfez devido a Ocupação alemã.

A luta não é apenas para encontrar sua própria identidade, e sim buscar descobrir o que aconteceu com seus amigos e sua esposa, nesse enlace Guy desdobra todos os fios que se enrolaram  em sua cabeça, com flashes da sua verdadeira identidade o itinerário vai se cristalizando, se tornando sólido, pelo menos é isso que Guy acredita, ao descobrir o que de fato houve com ele, seus amigos e sua esposa.

Essa foi a habilidade que mais admirei em Modiano, ele não cria um final, ele nos permiti imaginar o que aconteceu, ele nos faz pensar no final e nos deixa criar literalmente seu fim.

Seja você também um detetive e descubra os limites para a sobrevivência... e a busca de uma identidade.

Informações básicas

Titulo: Uma Rua De Roma

Autor: Patrick Modiano

Número de páginas: 218

Editora: Rocco

Gênero: Romance Francês


Nenhum comentário:

Postar um comentário