domingo, 4 de setembro de 2016

Para Você Não Se Perder No Bairro

E aí pessoas, tudo bem? Aqui estou para compartilhar com vocês mais uma leitura finalizada.

''Dois desconhecidos que dizem ter achado uma cardeneta de endereços do escritor Jean Daragane insistem muito em falar com ele. Daragane marca um encontro, e de repente se vê, sem querer, mergulhado na investigação que aqueles dois jovens realizam a respeito de um certo Guy Torstel. Daragane não se lembra de nada de Torstel, mas esse nome faz ressurgir em sua mente não só muitos outros nomes, mas uma casa em Saint-Leu-la-Forêt frequentada por pessoas estranhas, muito estranhas - tudo acaba por conduzi-lo a uma sombria história de acerto de contas sucedida nos longínquos anos 1950.''

Gente, tenho que dizer: Patrick Modiano é formidável.

O Autor: Patrick Modiano

Esse foi meu primeiro contato com Modiano, quando comprei o livro e li a descrição que continha na ficha técnica descrevendo o gênero como Ficção, fiquei surpreso, pois, eu, conhecia as obras de Modiano no quesito Romance, e, até então não tinha lido nada dele, quando o mesmo recebeu a premiação do Nobel de Literatura em 2014, confesso que fiquei com a pulga atrás da orelha. Sou um admirador apaixonado por literatura francesa, os autores franceses são os meus preferidos e mesmo ele tendo ganhado esse prêmio, na época desconfiei de seu talento, mas agora que terminei dois livros seu, posso dizer que mereceu ganhar tal honraria.

O Livro: Para Você Não Se Perder No Bairro

A história inicia-se com o escritor e o principal personagem Jean Daragane que se surpreende com uma ligação de Gilles Ottolini informando ao escritor que encontrou sua cardeneta de endereços. De antemão Daragane se esforçou para lembrar se havia de fato perdido, com muito empenho lembrou que tinha perdido tal cardeneta um tempo atrás. Ao falar com Gilles no telefone Daragane não sentiu confiança na voz do sujeito, em todo momento que conversou percebeu algo estranho na linguagem do indivíduo. Daragane decidiu então marcar um encontro para resgatar sua cardeneta. O encontro foi marcado num Bar café muito conhecido por ambos e chegando um pouco adiantado Daragane pôde analisar o ambiente ao redor e assim tentar descobrir alguma coisa que o ajudasse a entender o porque de se encontra ali (nesse momento vocês podem se confundir um pouco).
No decorrer da história percebemos que Daragane foi introduzido por Gilles Ottolini numa investigação que o mesmo tenta descobrir pedindo que Daragane encontre algo sobre Guy Torstel. Aos poucos Daragane vai recuperando as lembranças, aos poucos sua memória vai guiando o itinerário da história.

A partir daí uma busca incessante de Gilles inicia, contudo, Daragane começa a relembrar de fatos que ocorreram há muito tempo, sua memória vai trazendo flashes de toda sua vida, em vários momentos da história Modiano vai entrelaçando mistérios do passado e do presente.

O que achei sensacional foi a forma que Patrick Modiano utilizou a memória como a principal ferramenta para a realização de todas as construções dos fatos relacionado com a vida de Daragane, que quando criança havia conhecido Guy Torstel.

Minha dica, é que leiam!!

''Não posso oferecer a realidade dos fatos, mas apenas a sua sombra.''

Stendhal

Informações básicas

Título: Para Você Não Se Perder No Bairro

Autor: Patrick Modiano

Número de páginas: 142

Editora: Rocco

Gênero: Ficção Francesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário