terça-feira, 6 de setembro de 2016

Ronda Da Noite

Olá, queridos amigos!! Boa noite.

Estou aqui para expor mais uma leitura finalizada do formidável Patrick Modiano.

''O ventre de Paris é uma selva listrada de néons multicoloridos. Ao seu redor. Caixotes de legumes derrubados e sombras que carregam gigantescos pedaços de búfalo. Alguns rostos macilentos e atrevidamente maquiados surgem por um momento e logo desaparecem. De agora em diante tudo é possível. Você será recrutado para as mais sórdidas tarefas antes que acertem definitivamente suas contas.''

O Livro: Ronda Da Noite

Oi pessoal!! Faz uns dias que terminei este maravilhoso, perfeito, sensacional livro de Modiano - Ronda da noite é seu segundo Romance lançado em 1969. Me sinto extraordinariamente maravilhado com a escrita e principalmente com a forma que o escritor desenvolveu essa obra, pois, ela está envolvida com uma fase de perseguição, medo, angústia e sofrimento que França vivenciou no período da ocupação nazista.
Em todo o livro Modiano revive os traumas que os Franceses vivenciaram naquele período, com toque de recolher, com falta de alimentos, com excessivas prisões de pessoas que ajudavam judeus, em cada página senti o paroxismo abundante daqueles pobres.
A guerra é um mal desnecessário que só serve para trazer sofrimento.
O livro foi construído diante de uma história real de dois colaboracionistas que se arriscaram numa perigosa jornada de infiltramento. O personagem da história ou melhor (o ser criado para ser o personagem, não tem/ou possui uma representação fisica) este personagem se arrisca em um jogo duplo mortal ao aceitar trabalhar simultaneamente para a Resistência e a Gestapo.
Nessa jornada de perigosidade Patrick Modiano expõe sua principal intenção com a leitura, ele busca nos confrontar com questões cruciais: Como se tornar traidor, como não ser?
A construção bem elaborada do livro nos permite compreender a perca que o ''personagem'' acredita está tendo, que é sua identidade, ao aceitar fazer parte de um movimento corrupto que nesse caso é representado pela Gestapo uma organização que tem como finalidade exterminar qualquer ameaça de resistência. Nisso este ''personagem'' é escolhido por seus colegas da Gestapo à se infiltrar no lado da Resistência para com isso localizar e exterminar.
A partir do momento que ele se infiltra na Resistência seu jogo duplo inicia, com isso ele passa há agir a favor dáqueles que lutam pela liberdade, e mesmo correndo riscos de ser descoberto por ambas organizações, continua levando e trazendo informações.

O que está em jogo em Ronda da noite não é uma caça às bruxas, mas entender um mundo em que a moral é esmagada pelo presente da guerra, e em que a perspectiva da finitude não tardará.

O que se pode esperar de uma atitude como essa?

Para isso queridos amigos vocês terão que ler e descobrir. Confesso que o final é emocionante.

Informações básicas

Titulo: Ronda Da Noite

Autor: Patrick Modiano

Número de páginas: 126

Editora: Rocco

Gênero: Romance Francês

2 comentários:

  1. Nossa!!! Depois dessa resenha, vou ter que ler esse livro!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha e a ideia do livro. Dupla identidade é sensacional, principalmente quando o livro traz um assunto bem sério, como por exemplo o nazismo.

    Está na minha lista de desejados!
    Abraços <3

    Eu vivo lendo.

    ResponderExcluir