Aqui estou...
José Saramago
Este escritor me acompanha desde meus quatorze anos quando li Memorial do convento.
Mas o livro que postarei aqui é o sensacional e atual Ensaio sobre a cegueira, um livro crítico de nós mesmos que nos cega e nos transporta para um mundo sujo, egoísta e ordinário.
Ensaio sobre a cegueira
Com uma habilidade excepcional Saramago nos faz trilhar um caminho tortusoso e pedregoso diante das frustrações da cegueira que como um vírus contamina a todos ao redor, ou melhor quase todos.
Diante do caos súbito da cegueira uma parcela da sociedade é posta em quarentena e viverá nos dias próximos a humilhação, a desorganização, e sua decadência moral e ética.
Assim como A metamorfose de Kafka Ensaio sobre a cegueira é inverossímil e inesperado, pútrido... num retrato amargo da humanidade Saramago desenha suas insatisfações com a sociedade, nos fazendo pensar como agiriamos se do nada ficássemos cegos.
Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.
Informações básicas
Título: Ensaio sobre a cegueira
Número de páginas: 310
Autor: José Saramago
Editora: Companhia das letras
Gênero: Romance português
Excelente! Li esse em meados de 2003, acho. Já faz um tempinho. Lembro que foi um soco no estômago. Vale a releitura.
ResponderExcluirEu sou louca para ler esse livro, coloquei na minha meta do ano que vem, já que quero ler autores de outras nacionalidades, fugir um pouco dos autores ingleses e norte-americanos que ocupam quase todas as minhas leituras.
ResponderExcluirAlém de que tem um colega meu que vive me indicando a escrita do Saramago, o jeito que ele pontua e escolhe as palavras, eu fiquei bem curiosa.
Bjs, Hel - Leituras & Gatices