segunda-feira, 22 de agosto de 2016

O Amanuense Belmiro

Boa tarde...

Galera como faz tempo que não posto nada por aqui.

Hoje em plena Segunda-feira um dia querido por alguns e odiado por outros, venho relatar como foi minha leitura do Túnel do tempo.

O livro escolhido foi O Amanuense Belmiro de Ciro dos Anjos um Romance muito bem orquestrado, que conta a história de Belmiro um homem de trinta e poucos anos, que vive numa época conturbada no Brasil no período da pós-revolução de 1930. Posso dizer que essa Belo Horizonte é cheia reflexões sobre vida, tempo, morte, amor e também é claro com algumas desilusões.
O mais fascinante na leitura dessa obra é que o personagem Belmiro é um escritor amador, que utuliza sua escrita no seu diário.
Um certo dia de festas Belmiro caminha perdido em seus pensamentos e se depara com uma mão macia pegando a sua, um gesto simples de uma moça de dezenove anos que o balança e que a partir daí começa à surgir uma afeição apaixonante imaginativa.
No entanto, e para a decepção de alguns a história não se prende neste romance, ela segue uma vida contínua de mudanças, o próprio Belmiro se vê entrelaçado pelos amigos distintos que possue, cada um deles age de acordo com suas escolhas, há debates sobre comunismo e capitalismo; há também filosofia existencialista; há incrivelmente uma variedade de debates acerca do tempo.
O que mais me deixou contente com a leitura foi a forma que eu percebi como o Brasil era naquela época, em muitos capítulos do livro o autor expõe os pensamentos e os dilemas que cercavam aquela sociedade.

Eu amei esse livro!

OBS: Este livro pertence à Coleção Saraiva lançado em 1949.

Informações básicas

Título: O Amanuense Belmiro

Número de páginas: 220

Autor: Ciro dos Anjos

Editora: Saraiva

Genero: Romance Brasileiro

Um comentário: